terça-feira, 5 de maio de 2009

A lamentação de cristo

arte e a religião supõem a existência de dois mundos: um real e um suposto, um profano e outro sagrado, um terreno e outro celestial, um real e outro representado, um físico e outro alegórico. De Platão a Santo Agostinho, os mundos apresentaram-se separados e praticamente incomunicáveis. Restava o êxtase ou a revelação, ambas dependentes da condescendência providencial. A comunicabilidade era descendente e exigia, para o mundo românico, uma observância moral. A arte era doutrinária e ortodoxa, fixista, tornava visível o mundo do além e ordenava o mundo histórico em duas categorias essenciais. Pecado e Virtude opunham-se na mesma medida em que o Inferno se contrapõe ao Paraíso. Corpo e Espírito, Exterior e Interior, Sombra e Claridade serão outros termos em que esta visão se pode desenvolver. Os mundos românicos eram incomunicáveis.
A sensibilidade gótica preanuncia uma revolução que se consumará na Renascença e que será, desde então, o principal problema filosófico, estético, histórico e político da civilização ocidental. Conciliar os mundos, a carne e a alma, o efémero e o eterno, religá-los.
Giotto di Bondone (1267 – 1337) foi o primeiro artista a unificar os mundos. Giotto, comtemporâneo de Dante e representador de S. Francisco de Assis, gozou de grande fama em vida e antecipa em muito os valores formais do Renascimento: corpos sólidos, sentimentos humanos, espaços reais, tratamento da perspectiva, torna contemporâneos os ambientes, procurando os temas no mundo latino e libertando-se definitivamente da tradição bizantina e oriental. Teve profunda influência no panorama artístico italiano e europeu, dando origem a inúmeros seguidores e escolas regionais.

Um comentário: